sexta-feira, 17 de agosto de 2012

9ª Bienal do Mercosul anuncia curadoria e projeto

 

Sinais de fumaça em Porto Alegre anunciam a curadoria para a 9ª Bienal do Mercosul

Evento marcou o início dos trabalhos para a próxima edição da Mostra

Na última segunda-feira, 13 de agosto de 2012, a Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul apresentou a curadora-geral da 9ª Bienal do Mercosul, a mexicana Sofía Hernandez Chong Cuy, que por sua vez anunciou os nomes que irão compor a equipe curatorial para a próxima edição da Mostra. Participam três curadores brasileiros, Mônica Hoff, Bernardo de Souza e Julia Rebouças, além de três curadores internacionais, Raimundas Malašauskas (Lituânia), Sarah Demeuse (Bélgica) e Daniela Pérez (México). A equipe conta também com um conselheiro pedagógico, Dominic Willsdon (Reino Unido).

A notícia foi propagada ao público de Porto Alegre, Brasil, por meio de sinais de fumaça vindos da Usina do Gasômetro – um dos principais espaços culturais da cidade, e que abrigará exposições da 9ª Bienal entre setembro e novembro de 2013. Na ocasião, Sofía também apresentou as linhas gerais do projeto curatorial para a Bienal. Clique aqui para baixar o arquivo "Promessas: Declaração da Curadoria". Para imagens do evento em alta resolução, acesse aqui.

O foco da proposta curatorial para a 9ª edição da Bienal do Mercosul é a interação entre natureza e cultura, arte e tecnologia. Composto de quatro instâncias – exposições, projeto pedagógico, projeto editorial e comunicação – a proposta considera as causas e fenômenos naturais que impulsionam viagens e deslocamento humano, avanço tecnológico e desenvolvimento mundial, expansões verticais no espaço e explorações transversais ao longo do tempo.

A 9ª Bienal do Mercosul será inaugurada em 13 de setembro de 2013. A princípio, estão previstas quatro exposições principais, que serão apresentadas em locais como a Usina do Gasômetro, o MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul e o Santander Cultural. Outros espaços abrigarão exposições e obras específicas, e serão divulgados nos próximos meses. Está prevista a participação de cerca de 90 artistas de diversos países—considerados no projeto como visionários do passado, do presente e do futuro.

Os sinais de fumaça que marcaram o início dos trabalhos para a 9ª edição fazem parte das estratégias de comunicação intrinsecamente ligadas ao conceito curatorial: ao utilizar formas rudimentares de comunicar-se com o público, a curadoria da Bienal quer discutir as transformações históricas na tecnologia da comunicação através dos séculos – dos sinais de fumaça ao Twitter. Dessa forma, a informação sobre a 9ª Bienal será lançada, difundida e experimentada em diferentes canais de mídia, entendidos no projeto como ferramentas de mediação criativas entre conteúdos, formatos, instituição e público da Bienal.

Para a presidente da 9ª Bienal do Mercosul, Patricia Fossati Druck, esse é um grande momento, pois a Bienal torna públicos aspectos muito importantes que marcam o início dos trabalhos para a realização da próxima edição da Mostra: "é com grande alegria e entusiasmo que estamos anunciando a equipe curatorial que vai trabalhar para termos mais uma Bienal de muito êxito. O projeto agora está em fase de orçamentação e estamos trabalhando para que empresas e organizações aportem recursos, apoiem e participem desse que é um dos eventos artísticos e culturais mais importantes da América Latina", diz.

9ª Bienal do Mercosul – Equipe curatorial

Clique aqui para baixar os perfis dos curadores.

Seja trabalhando independente ou institucionalmente, todos os membros da equipe curatorial estão constantemente em contato com artistas e intelectuais e tem sólido conhecimento de história da arte e teoria cultural, assim como forte compromisso com a educação e experiência na organização de grandes projetos que enfatizam tanto a intenção artística quanto a participação do público.

A equipe curatorial forma uma estrutura de três bases, trabalhando em conjunto para criar uma sinergia de conceitos e formas para a 9ª Bienal do Mercosul. O primeiro pilar é a Direção Artística, sob a responsabilidade da curadora-geral Sofía Hernandez Chong Cuy, cuja função é prover todo o conceito e direção do evento, formando a equipe curatorial, determinando os conteúdos programáticos e oferecendo suporte ao projeto e à equipe.

No segundo pilar, estão três curadores: Mônica Hoff, Curadora de Base, que estará responsável por conceber a visão, as ideias e os métodos para o programa pedagógico da 9ª Bienal do Mercosul e sua implantação; Raimundas Malašauskas, Curador do Tempo, que vai desenvolver conteúdos para as exposições e participar da seleção de artistas e da criação de projetos especiais; e Bernardo de Souza, Curador do Espaço, que será responsável pela pesquisa e desenvolvimento de novos projetos com artistas, além de dar suporte à concepção das exposições.

O terceiro pilar está formado por um grupo de curadoras colaboradoras, intituladas Curadoras da Nuvem, que trabalharão para reforçar as pesquisas curatoriais e pedagógicas, além de desenvolver projetos editoriais, promover a interlocução com os artistas, apresentando múltiplas perspectivas e aspectos para o projeto. São elas: Sarah Demeuse, Daniela Pérez e Júlia Rebouças. Deste grupo participam também um Curador Pedagógico da Nuvem, Dominic Willsdon, que vai colaborar com os aspectos pedagógicos da Mostra, propondo ações de mediação, oficinas e ferramentas para a programação educativa.


9ª Bienal do Mercosul – Destaques

·         Abertura das exposições: 13 de setembro de 2013

·         Tema que aborda a interação entre natureza e cultura, arte e tecnologia

·         Participação de cerca de 90 artistas de diversos países

·         Espaços expositivos previstos: Usina do Gasômetro, MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Santander Cultural, entre outros espaços de Porto Alegre

Links de Interesse

Fundação Bienal do Mercosul

Criada em 1996, a Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, que tem como missão desenvolver projetos culturais e educacionais na área de artes visuais, adotando as melhores práticas de gestão e favorecendo o diálogo entre as propostas artísticas contemporâneas e a comunidade. Nos anos ímpares, a Fundação promove o evento Bienal do Mercosul, reconhecido como o maior conjunto de eventos dedicados à arte contemporânea latino-americana no mundo, oportunizando o acesso à cultura e à arte a milhares de pessoas, de forma gratuita.

Ao longo de sua trajetória, a Fundação Bienal do Mercosul sempre teve como missão a ênfase nas ações educativas e os seguintes princípios norteadores: foco na contribuição social, buscando reais benefícios para os seus públicos, parceiros e apoiadores; contínua aproximação com a criação artística contemporânea e seu discurso crítico; transparência na gestão e em todas as suas ações; prioridade de investimento em educação e consolidação da Bienal como referência nos campos da arte, da educação e pesquisa nessas áreas.

Em quinze anos de existência, a Fundação Bienal do Mercosul realizou oito edições da mostra de artes visuais, somando 511 dias de exposições abertas ao público, 64 diferentes exposições, 4.507.904 visitas, acesso totalmente franqueado, 1.163.351 agendamentos escolares, 192.058 m² de espaços expositivos preparados, áreas urbanas e edifícios redescobertos e revitalizados, 3.850 obras expostas, intervenções urbanas de caráter efêmero e 16 obras monumentais deixadas para a cidade, 169 patrocinadores e apoiadores ao longo da história, participação de 1.366 artistas, mais de mil empregos diretos e indiretos gerados por edição, além de seminários, conversa com o públicos, oficinas, curso para professores, formação e trabalho como mediadores para 1.548 jovens. A Diretoria e os Conselhos de Administração e Fiscal da Fundação Bienal do Mercosul atuam de forma voluntária.

Todos os eventos e ações da Fundação são oferecidos gratuitamente ao público, com recursos incentivados por uma grande rede de patrocinadores, parceiros e apoiadores.

Assessoria de imprensa - Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul

Adriana Martorano – coordenadora - Fone: + 55 51 3254 7500 / 9213 6558 / email: imprensa@bienalmercosul.org.br


Nenhum comentário: