segunda-feira, 20 de agosto de 2012

StudioClio - exposição Desenhos, de Marcos Fioravante




Puramente desenhos


Vernissagem

Microgaleria Arte Acessível - Desenhos

Com Marcos Fioravante

Dia 25 de agosto, sábado, 11h

Entrada franca

Aberto à visitação de 26 de agosto a 10 de outubro, de segunda a sexta, das 9h às 19h

StudioClio – Instituto de Arte e Humanismo

José do Patrocínio 698, Cidade Baixa – Fone (51) 3254 7200

www.studioclio.com.br


Pela mão do artista, o pastel seco marca o papel branco em infindas possibilidades de meios tons até preto mais intenso. Marcos Fioravante apresenta seus desenhos na Microgaleria Arte Acessível, com vernissagem marcada para o dia 25 de agosto, sábado, às 11h.

Os trabalhos aqui apresentados são extraídos de referencial fotográfico próprio ou apropriados, e partindo da mesma força motriz se direcionam em dois caminhos: as cenas ou fragmentos de interior arquitetônico e formas isoladas aparentemente soltas no papel de maneira quase minimalista. Em seu conjunto, essas duas vertentes, estão impregnadas da mesma atmosfera de isolamento, imobilidade onde somente o olhar pode intervir.

Para Marcos Fioravante o desenho e o seu fazer são descritos desta maneira:

"O desenho é visto como presença. Presença de uma ação, da mão e da mente que tomam decisões. Elementos estes ora sólidos, desolados, cortados pelo espaço que ocupam, ora planos ou áreas vazias, porém preenchidas e reafirmadas pelo olhar lançado a elas, tornando-as físicas, presentes."

Marcos Fioravante de Moura, graduando em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS, dedica-se sobretudo ao desenho. Em 2012 participou da exposição Pintura e Desenho: a novíssima geração III, Museu do Trabalho, Porto Alegre, e em 2011 da exposição À margem da paisagem, Espaço Ado Malagoli, IA/UFRGS, Porto Alegre, entre outras.

Blanca Brites e Leandro Selister são os curadores da exposição, que pode ser visitada de 26 de agosto a 10 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. As peças em exposição estarão à venda, reserva mediante pagamento de 50% do valor. O StudioClio fica na Rua José do Patrocínio, 698. Mais informações pelo telefone (51) 3254 7200 ou pela páginawww.studioclio.com.br.


Microgaleria

A Microgaleria Arte Acessível é dedicada a exposições de artistas com destaque no cenário gaúcho. O objetivo do projeto é facilitar o acesso do público a adquirir obras de arte. Todas as peças em exposição estão a venda por valores limitados a R$240,00.


Blanca Brites

Blanca Brites é formada em Escultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1972), mestrado em Mestrado Epecializado em História da Artes pela Université de Paris (Pantheon-Sorbonne) (1975) e doutorado em História da Arte Contemporânea pela Université de Paris I (Pantheon-Sorbonne) (1986). Pós-doutorado em arte contemporânea pela Université de ParisI (Pantheon-Sorbonne) (1998). Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História da Arte, trabalhando, principalmente, nos seguintes temas: artes visuais, acervo, museologia, curadoria, arte no Rio Grande do Sul e espaço urbano.


Leandro Selister

É bacharel em fotografia pelo Instituto de Artes da UFRGS e editor do site www.artewebbrasil.com.br.


Telas Gaudí Ind. Com. de telas e Materiais para Pintura Artística
Rua Cabral, 291 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre/RS
51 33333294 - 91074429 

Nenhum comentário: